terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Adição, Subtração e Multiplicação

         As Operações Fundamentais, quando trabalhadas de forma lúdica e prazerosa, se tornam mais leves e agradáveis aos alunos, já que a Matemática para muitas crianças, parece um bicho de sete cabeças.
 
        Elas podem ser trabalhadas, de maneira geral, em situações problemas, através de estratégias pessoais da criança e do uso de algoritmos não convencionais e também propondo atividades que envolvam estimativas, arredondamento e cálculo mental, uso das mãos/ dedos, que juntamente, com o cálculo escrito e o uso da calculadora formam os alicerces das competências de cálculo a serem utilizados no cotidiano.
 
        Aulas práticas com materiais concretos, onde os alunos podem manusear esses materiais, fazem com que o aprendizado seja mais significativo, porque quando o aluno vivencia aquilo que aprende, com certeza não esquece mais.
 
Vamos falar um pouco de três dessas Operações: A Adição, Subtração e Multiplicação:
 
ADIÇÃO


 O que é adição?

      A adição ocorre em situações que envolvem as ações de reunir, juntar ou acrescentar. O resultado da adição chama-se total ou soma. O sinal + indica a adição.
     Ela pode ser trabalhada com materiais concretos e manipuláveis, para ajudar as crianças a desenvolver técnicas no processo de ensino e aprendizagem, através da numeração decimal-posicional ao efetuar operações fundamentais como por exemplo no Material Dourado, com situações problemas simples, como na seguinte questão:

Maria foi ao mercado e comprou 10 bananas, e 5 maças, quantas frutas ela comprou no total?
 
     É importante que o professor trabalhe a adição partindo dos conhecimentos intuitivos de seus alunos, adquiridos no dia - a - dia.

      Abaixo seguem figuras de alguns métodos onde a Adição pode ser trabalhada:
    Material Dourado

  Tangran - Quebra-cabeça originário da China, formado por 5 triângulos, 01 paralelogramo e 01 quadrado.
 
 
  Ábaco - Os números são escritos da direita para a esquerda.
 
 
 


SUBTRAÇÃO


O que é subtração?

      É uma operação inversa da adição, que consiste em retirar números a partir da unidade. O resultado da subtração se chama "resto" ou "diferença". O sinal - indica subtração.
      Ensinada as técnicas certas na hora de explicar a diferença entre a adição e a subtração, cada aluno terá mais facilidade de aprender, usando o raciocínio lógico e mental.
      É importante também envolver   o Material Dourado para o ensino da subtração, deixando que cada aluno se envolva cada vez mais nos números.
 Material Dourado na Subtração
 
 
MULTIPLICAÇÃO
 
      Multiplicação nada mais é do que uma grande soma de parcelas. Ela envolve as ações de adição, comparação, razão e proporção.
 
      Existem, dentro da Multiplicação as Propriedades:
- Comutativa: O resultado da operação é o mesmo independente da ordem dos fatores.
- Associativa: Quando associamos os fatores de dois em dois. 
- Distributiva: Quando distribui-se uma operação em relação a outra.
- Fechamento : O resultado da multiplicação de dois números naturais é também um número natural. Então o resultado está dentro do Conjunto dos Números Naturais.
- Elemento Neutro: É o elemento que não modifica o valor do número multiplicado.
 
      Embora possa parecer que todos esses recursos sejam perda de tempo, muito se ganha quando a multiplicação passa a ser um instrumento para abordar outros assuntos.
      A Multiplicação pode ser trabalhada com Material Dourado e Ábaco, de forma prática e lúdica. 
 
As três primeiras imagens representam o Material Dourado e as duas ultimas o Ábaco:
 
 


 
 






 

PLANO DE AULA
ATIVIDADE MATEMÁTICA.
Turma : 4° ano do ensino fundamental
Nº de alunos: 30 alunos.
Tema da aula: Operações matemáticas
Objetivo :Trabalhar as operações de diferentes formas.
 
Atividades desenvolvidas:
     O professor irá desenvolver o trabalho em trios para que todos possam participar,  aproveitar e entender a matéria. Cada trio receberá uma folha em branco, o professor vai escrever vários problemas para serem resolvidos na lousa e cada trio terá 20 minutos para solucionar as 4 operações a partir dos números que estarão  escritos na lousa. Essas operações deverão ser resolvidas com Material Dourado e Ábaco. Aquele que terminar primeiro vai a mesa do professor levando as questões para serem corrigidas.  O professor irá corrigir individualmente e posteriormente fará uma correção coletiva na lousa.    Com este método todos irão aprender a resolver as operações de uma forma agradável, sem medo da matéria.
    O papel do professor  é utilizar as situações problemas estimulando os alunos a gostarem da matemática, demonstrando interesse, e cooperando na hora da explicação. É criar possibilidades para se alcançar um resultado final.
Avaliação:
    Será feita de acordo com o desempenho do aluno ao resolver as questões com dedicação e atenção.
 
                                                                        ***


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário