sábado, 16 de agosto de 2014

A história da Matemática


História da Matemática


                A matemática surgiu para tentar dar sentido as regras e padrões que estão por toda parte. Com o crescimento da sociedade, surgiu a necessidade da administração de diferentes segmentos, e para isso, princípios de contagens e medições. Se fez necessário contar, controlar, administrar...

Egípcios, babilônios e gregos formam o alicerce para toda a matemática, com uma nova linguagem de álgebra e números.

Grandes nomes marcam a história da Matemática, como Pitágoras, que deu início ao pensamento da prova, e Platão que dizia que a Geometria era a chave do entendimento do Universo.
           
As ideias matemáticas estão presentes em todas as formas de fazer e de saber, sendo fundamental para o conhecimento científico, tecnológico e sociológico.

Referência bibliográfica:
A História da matemática - BBC. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20102/mat341/sinopsessamuel.htm. Último acesso em 23/08/2014.

Um comentário:

  1. Você sabia?

    - Egípcios e Babilônios - Ambos usaram as mãos para definir seu sistema de numeração, porém os egípcios, supostamente motivados pelos dez dedos da mão, usavam um sistema de número decimal e os babilônios, usavam cinco dedos de uma mão e doze nós da outra, totalizando 60 possibilidades.

    Com o declínio da Grécia Antiga, surge a Matemática Oriental, e é marcada pelo extraordinário feito da Engenharia, com uma das grandes obras da humanidade: a Muralha da China.
    O sistema numérico chinês era simples, porém já era posicional decimal, facilitando os cálculos.
    Não possuíam símbolo para o zero, mas mesmo assim fizeram avanços consideráveis em matemática. Criaram, por exemplo, os quadros mágicos.

    ResponderExcluir